O presidente da Confederação Empresarial dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), Wu Zhiwei, reuniu-se com a Associação de Bancos de Macau (ABM) para coordenar o apoio ao desenvolvimento de uma plataforma de serviços abrangente em Macau.
Após a reunião, Wu destacou o acordo da CE-CPLP com as recomendações da ABM.
“Hoje, Macau formou essencialmente uma plataforma de serviços abrangente nos campos da investigação, medicina chinesa, turismo cultural, comércio de exposições, cooperação financeira e empreendedorismo juvenil. A cooperação entre Macau e o país de língua portuguesa em serviços financeiros traz novas oportunidades e perspetivas amplas para ambos os lados”, disse Wu.
Ambas as partes discutiram e continuarão a manter uma comunicação estreita sobre questões como a proposta de promover em conjunto a criação da União Comercial Macau-CE-CPLP.
Durante a reunião, o presidente da ABM, Ip Sio Kai, introduziu que a ABM assinou a Iniciativa para Promover a Cooperação entre Bancos Comerciais em Macau e Países de Língua Portuguesa com a Associação de Bancos de Portugal, a Associação de Bancos de Moçambique, a Associação de Bancos e Instituições Financeiras da Guiné-Bissau e a Associação de Bancos de São Tomé e Príncipe em 2019.
Após isso, a ABM tornou-se membro honorário da Confederação Empresarial dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP). A ABM tem promovido a criação da “Aliança de Bancos Comerciais de Macau e Países de Língua Portuguesa”.
O vice-presidente da ABM, Sam Tou, apresentou os trabalhos do Comité de Desenvolvimento de Serviços Financeiros Luso-Chineses sob a ABM e a participação do comité em várias reuniões realizadas pela CE-CPLP.
A reunião contou também com a presença do secretário-geral da ABM, Loi Weng Kei, e do representante chinês, Yew Karmin.