A Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) e a Câmara de Comércio Luso-Chinesa lamentam a morte do empresário Wu Zhiwei, que faleceu no dia 2 de Janeiro em Macau.
Nascido em 1967, em Guangdong, Wu Zhiwei apostou em Portugal no projecto Quinta da Marmeleira, empresa agrícola, produtora de vinhos na zona de Alenquer, tendo trabalhado também como joalheiro através da Tin Min Jade.
Wu Zhiwei era vice-presidente da Câmara de Comércio Luso-Chinesa e delegado na China da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP).
Em comunicado, a presidente da CE-CPLP, Nelma Fernandes, destaca “o papel desempenhado por Wu Zhiwei no apoio à abertura da primeira delegação da CE-CPLP na China através de Macau e na criação de condições para que as empresas da CE-CPLP possam de forma mais eficiente, inteligível e segura aceder a este mercado tão estratégico”.
A Câmara de Comércio Luso-Chinesa refere que Wu Zhiwei “foi um dinamizador exemplar das relações Portugal-China. Um empresário extraordinário e, acima de tudo, um ser humano extraordinário”.
Nos últimos anos Wu Zhiwei promoveu várias iniciativas culturais em Portugal, Macau e China e a Quinta da Marmeleira tornou-se no mais recente associado do Instituto Português do Oriente.
Era ainda vice-presidente da PORCHAM – Câmara de Comércio de Portugal na China, membro da Associação Comercial de Macau, membro da Comissão dos Assuntos Eleitorais do Chefe do Executivo e membro da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês pela província de Anhui.
Fonte: TDM