Embaixador da China em Portugal incentiva a Confederação Empresarial da CPLP

O embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, reuniu-se com a presidente da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), Nelma Fernandes, e com a nova delegada da organização para a China, Carmen Wu, também CEO Assistant da Quinta da Marmeleira.

Na reunião de 12 de março, em Lisboa, que contou também com a presença da embaixadora, Zhao encorajou Wu a usar ativamente o seu papel na CE-CPLP para reforçar os intercâmbios entre a China e os países de língua portuguesa, para facilitar os intercâmbios amigáveis e a estreita cooperação entre as empresas e  indivíduos chineses e lusófonos, bem como para promover a participação ativa das empresas na iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”, reforçando a compreensão mútua entre os povos de vários países e fomentando o intercâmbio de conhecimentos entre civilizações.

Na sua primeira visita a Lisboa nas suas novas funções, Wu encontrou-se ainda com Tito Mba Ada, Embaixador da Guiné Equatorial em Portugal, e Giuliano Ferres Nascimento, Representante Permanente do Brasil junto da CPLP, que avançaram que empresas e instituições de vários países lusófonos vão começar a organizar a sua visita a Macau para participar na Reunião Ministerial do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau).

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são membros da CPLP.

A CE-CPLP foi fundada em 2002 por governos e entidades empresariais de língua portuguesa, com o objetivo de reforçar a interação e a cooperação entre a comunidade empresarial e promover o desenvolvimento económico mútuo.

Os desenvolvimentos na construção da Plataforma de Serviços de Cooperação Empresarial e Comercial Sino-Portuguesa e o reforço do intercâmbio e da cooperação entre a Guiné Equatorial, as empresas brasileiras e as empresas chinesas foram também analisados nas reuniões de Wu em Lisboa.

Em 2023, como primeiro representante da CE-CPLP na China, o fundador da Quinta da Marmeleira, Wu Zhiwei, promoveu ativamente o intercâmbio de empresas lusófonas para visitar a Área da Grande Baía e o aprofundamento da cooperação entre entidades chinesas e lusófonas na cultura, turismo e medicina chinesa.

Fomentou ainda o estabelecimento da Aliança Bancária Comercial entre Macau e os Países de Língua Portuguesa e a criação de uma plataforma de serviços financeiros. Wu também atribuiu grande importância à história de Portugal e Macau, e usou a sua influência para promover ativamente a isenção de vistos para os portugueses na China.

Em janeiro de 2024, Carmen Wu, assistente do CEO da Quinta da Marmeleira, tornou-se delegada da China da CE-CPLP.